O aumento da procura por informações na rede levou a internet às escolas, praças, casas, navios, aviões. Observando este fator em conjunto com o crescimento exponencial do número de internautas e de dispositivos com acesso à internet, como computadores, laptops, smartphones, tablets e até mesmo televisões, muitas empresas notaram a oportunidade de alavancar seus negócios e expandir a venda de seus produtos a clientes do mundo todo através do e-commerce, ou comércio eletrônico, onde toda a transação de escolha do produto, pagamento e acompanhamento da entrega pode ser feita por meio eletrônico através da internet.

Independente do porte, as empresas atualmente investem na divulgação de seus serviços e produtos pela internet criando websites, patrocinando links, otimizando o conteúdo para mecanismos de busca, criando perfis em redes sociais, divulgando vídeos, ou seja, anunciando seus produtos de inúmeras maneiras que a internet possibilita. Desta forma, a concorrência entre empresas fisicamente distantes que antes nem se conheciam começa a crescer.

Nesse ramo, não se destaca quem tem apenas o melhor preço, mas também quem tem o melhor e-commerce: o mais interativo, confiável, intuitivo, e principalmente, mais rápido e mais facilmente encontrável. Sendo assim, como fazer com que um e-commerce tenha todas essas características ao mesmo tempo? Pode ser uma tarefa complexa, mas, existem alguns métodos para facilitar o alcance desse objetivo mais assertivamente.

A princípio, conceitos devem ser empregados durante a criação e desenvolvimento do website, seja ele um e-commerce ou não, a fim de torná-lo um website otimizado. Alguns conceitos abordados neste artigo:

  1. Arquitetura da informação;
  2. Design otimizado para web;
  3. Codificação otimizada para web;
  4. SEO (search engine optimization);
  5. Testes de Usabilidade;
  6. Relatórios de desempenho.

Cada um desses métodos é de suma importância para que o resultado final seja alcançado. Otimizar um website requer tempo, investimento e conhecimento das ferramentas e meios necessários de se chegar ao melhor resultado final possível. Todos os passos serão detalhados a partir do próximo tópico.

Por Portal da Educação

Categorias: Desenvolvimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *